• ULHT
  • ISMAT
  • IPLUSO
  • ISLA Gaia
  • ISLA Santarém
  • ISDOM

Um novo recomeço!

Pela segunda vez num curto espaço de tempo somos chamados a retomar a nossa atividade de ensino presencial após um período de confinamento. Neste novo confinamento tal como no anterior, a nossa universidade deu todas as provas de saber responder com a máxima eficácia e qualidade ao quadro de desafios com que nos vimos confrontados, tendo sido garantidas de forma atempada todas as condições para o ensino remoto, retornamos agora à desejada e essencial atividade presencial. Este é um momento de grande responsabilidade para todos nós. Os próximos meses serão decisivos para garantirmos uma conclusão bem sucedida do presente ano letivo. Apelamos por isso à colaboração e empenho de todos no sentido de continuarmos a garantir que a nossa escola ultrapassa com sucesso todos os escolhos e obstáculos que esta pandemia veio colocar no nosso caminho. Vamos estar novamente juntos! E em segurança!

Rastreios

O regresso à atividade presencial, por determinação da tutela, exige a realização de um teste à SARS-CoV-2, conforme definido na recomendação da DGES da DGS às instituições científicas e de ensino superior relativa a rastreios laboratoriais para a SARS-CoV-2.

Este teste será realizado na instituição de ensino superior, no âmbito do protocolo CVP/DGES, sendo agendado após o preenchimento obrigatório, para estudantes, docentes e funcionários, de um formulário por todos aqueles que regressam à atividade presencial.

  • A existência de teste com resultado negativo é uma condição exigida para o regresso presencial ao campus, pelo que é obrigatório realizar o teste oferecido pela instituição, ou:
    • Assinalar no formulário, sob compromisso de honra, que nos 5 dias anteriores ao regresso, realizou teste à SARS-CoV-2, com resultado negativo;
    • Assinalar no formulário, sob compromisso de honra, que nos últimos 90 dias foi diagnosticado com COVID-19.

Será efetuado controlo de entradas na instituição. Recomenda-se a instalação e/ou atualização da Aplicação Lusófona Ensino para agilizar o processo.

Em conformidade com a legislação e no interesse da saúde pública, quem estiver positivo à COVID-19, comprovado pela autoridade de saúde, está impedido de frequentar o campus, devendo informar a instituição nos termos do Plano de Regresso. Nestes casos, é garantido o cumprimento das normas definidas no regulamento de avaliação em vigor e demais determinações específicas aplicáveis face à pandemia e que asseguram o acesso às matérias e avaliações que decorram nesse período de impedimento.

Esclarecimento

Tendo sido questionada por vários elementos da comunidade académica a obrigatoriedade de realização de teste de despistagem da COVID-19 ANTES do efetivo início da atividade presencial, esclarece-se que, de acordo com as orientações e determinações da tutela, e considerada nomeadamente a capacidade de resposta das entidades envolvidas, e em particular da Cruz Vermelha Portuguesa que é responsável pelo processo, o programa global de testagem no ensino superior inicia-se em paralelo com o regresso dos membros da comunidade académica às instituições, sendo assim os testes executados a qualquer momento e de acordo com agendamento prévio, já DURANTE o período de atividade presencial.

Face ao exposto esclarece-se que, pelas contrariedades apresentadas a que somos alheios é OBRIGATÓRIO QUE PREVIAMENTE, TODO E QUALQUER ELEMENTO DA COMUNIDADE ACADÉMICA QUE RETORNE À ATIVIDADE PRESENCIAL PREENCHA O INQUÉRITO DE RASTREIO JÁ SOLICITADO.

Instituição Local de testagem Datas
ULHT, IPLUSO, INP, ESEAG Campo grande, 376 LISBOA 14/4 a 24/4
ULP Rua Augusto Rosa, nº 24 PORTO
ISMAT Rua Dr. Estêvão de Vasconcelos, nº. 33 PORTIMÃO
ISLA - Leiria Rua da Cooperativa – S. Romão LEIRIA
ISLA-Gaia Edifício Bela Vista - Rua Diogo Macedo, nº 192 VILA NOVA DE GAIA
ISLA - STR Largo Cândido dos Reis (Edifício do Antigo Hospital) SANTARÉM
ISDOM Av. 1 de Maio, nº 164 MARINHA GRANDE

Contactos

ULHT ULP

FAQs

ULHT

Planos de Contigência

ULHT

Calendários

ULHT ULP ISMAT IPLUSO

Acesso e informações sobre recursos e tecnologias que disponibilizamos para ensino e colaboração a distância.

Universidade Lusófona de Lisboa

Acesso ao estacionamento
Até 15 de junho de 2021 a Universidade Lusófona de Lisboa irá garantir estacionamento para todos os estudantes que se apresentem para realizar avaliações no campus no seu veículo particular (aplicável para o período da respetiva avaliação). Considerados os óbvios constrangimentos de espaço existentes no campus, a universidade apela aos estudantes que cumpram todas as regras e permaneçam no campus apenas o tempo dedicado ao período da avaliação.

E porque a boa disposição é fundamental, vê as dicas do Bruno Pinho para uma alimentação saudável!

Parar é morrer!