Todos os estudantes/graduados que saem em Mobilidade para Estudos, Estágio/Estágios para recém-graduados, mantêm os compromissos financeiros com o Ensino Lusófona. Não pode ser pedido ao estudante o pagamento de propinas (para tutoria, exames, acesso a laboratórios ou outros) na IES de Acolhimento, para o período de mobilidade acordado.
A informação sobre a atribuição de bolsas será difundida após a atribuição da subvenção pela Agência Nacional Erasmus+, normalmente nos meses de Junho/Julho, pelo que os candidatos não podem fazer depender a sua candidatura da atribuição de bolsa.
As Bolsas Erasmus+ serão atribuídas para:
Nota: Quando o participante não realizar mobilidade nos moldes acordados, poderá ter de reembolsar o apoio financeiro que recebeu.
Estudantes "Bolsa Zero" – A mobilidade Erasmus+ admite Erasmus+ "bolsa zero", para o período de estudos, período de estágio académico e para os Estágios para recém-graduados. Os estudantes que preenchem todos os critérios para participar de um período de mobilidade e beneficiam de todas as suas mais-valias, mas que não recebem uma bolsa de mobilidade Erasmus+. Estes estudantes estão obrigados ao cumprimento das regras de mobilidade Erasmus+, tal como os estudantes que recebem bolsas de mobilidade e o período conta como período de Mobilidade Erasmus+, i.e. os meses são contabilizados.
Nas Universidades / Institutos do Ensino Lusófona, as Bolsas Erasmus+ Estudantes são atribuídas conforme o a seguir indicado:
O total da verba atribuída em cada ano pela Agência Nacional Erasmus+ para Mobilidade de Estudantes será dividido em duas partes:
Todos os estudantes terão que realizar um mínimo de 20 (vinte) ECTS por semestre e 40 (quarenta) ECTS por ano letivo. O não cumprimento deste requisito obriga à devolução da Bolsa na sua totalidade.
O não cumprimento do período de mobilidade estabelecido obriga à devolução da Bolsa na sua totalidade. Exceção a motivos de "causa maior" (situação validada pela Agência Nacional) em caso de: catástrofes naturais, problemas de saúde graves que impliquem objetivamente o regresso a casa.
Ver condições Especificas do funcionamento do Programa em www.isepstudyabroad.org/planning/finances
Ver condições específicas do funcionamento do Programa em AULP em mobilidade-aulp.org
Os benefícios educacionais proporcionados aos alunos com nacionalidade dos países da CPLP fazem parte do projeto da administração da Universidade de apoiar os países da Comunidade Lusófona na formação de quadros superiores de modo a contribuir para o seu desenvolvimento.
Prazos
Documentos a entregar para ter acesso ao boletim de candidatura:
Consulte o regulamento disponível. Para efetuar a candidatura a uma bolsa de estudo, faça a candidatura ao Doutoramento e preencha o campo referente a Bolsas de Estudo.
ULHT Universidade Lusófona de Lisboa ULP Universidade Lusófona do Porto
São vários os organismos e instituições que põem à disposição de estudantes brasileiros bolsas para realizarem estudos universitários em Portugal. Assim, podem ser tidos em consideração os seguintes:
O Guia de Financiamento Europeu funciona através de um algoritmo que apresenta apenas as bolsas, financiamentos e prémios que realmente correspondem ao perfil individual de cada aluno. Os 12.000 programas de apoio disponíveis cobrem um vasto leque de domínios para os quais os alunos universitários podem requerer apoio (financeiro). Esse apoio cobre despesas diárias, propinas e estágios a custos extra para semestres no estrangeiro, cursos de línguas e custos associados a projetos científicos.
Mais informações em www.european-funding-guide.eu
Emprego Científico (Bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia 2022)
Todos os estudantes participantes, em qualquer um dos Programas da Mobilidade promovidos pelas instituições do Ensino Lusófona, beneficiam de: