CANDIDATURA

Programa de mobilidade numa Instituição
Ensino Lusófona em Portugal

CANDIDATURA

Programa de mobilidade no Estrangeiro

Reconhecimento de formação realizada em mobilidade

Todos os estudantes outbound, quer para estudos, quer para estágios têm garantido o reconhecimento automático e completo de todos os ECTS definidos no Learning Agreement for Studies ou no Learning Agreement for Training, aprovados antes da partida do estudante para o período de mobilidade de estudos, estágios ou para um período combinado de estudos e estágio, bem como a aprovação pelas partes envolvidas das eventuais alterações que decorram durante a mobilidade. Com a Introdução do EWP – ERASMUS Without Paper, todos estes processos decorrerem através da plataforma MO -- Mobility Online.

A emissão do Transcript of Records, por parte da IES de acolhimento, dá lugar à transcrição das avaliações definidas antes da partida do estudante. Este processo é da responsabilidade Coordenador Internacional da respetiva Unidade Orgânica, em articulação com o Serviço de Mobilidade, dos Serviços Universitários Centrais. O mesmo sucede no caso dos estágios curriculares, com a atribuição da equivalência. Uma vez mais todos estes processos são geridos via EWP e MO – garantindo a transparência dos processos, a anulação da utilização de papel e a gestão eficiente dos recursos.

Sempre e quando o estudante, em mobilidade de estudos, realize ECTS ou frequente Unidades Curriculares a que não tem equivalente no seu Programa de Estudos, o reconhecimento é feito em feito em sede de Suplemento ao Diploma. Nestes registos de Suplemento ao Diploma, são indicados: Programa de Mobilidade; País e Cidade onde decorreu a Mobilidade; Período; Instituição de Acolhimento; Atividade (Estudos/Estágio/Unidade Curricular) e Avaliação obtida. Os estágios extracurriculares e profissionais são reconhecidos no Suplemento ao Diploma.

O Reconhecimento da Mobilidades de Staff: Missões de Ensino e Missões de Formação tem lugar da seguinte forma:

  • As atividades de Mobilidade realizadas pelo Corpo Docente, são formalmente contabilizadas no processo de avaliação de desempenho do docente;
  • As atividades de Mobilidade para formação realizadas pelos colaboradores administrativos são elemento de avaliação, na avaliação anual de desempenho.
PRR