Mobilidade

Reconhecimento de formação realizada em mobilidade

Todos os estudantes outbound, quer para estudos, quer para estágios têm garantido o reconhecimento automático e completo de todos os ECTS definidos no Learning Agreement for Studies ou no Learning Agreement for Training, aprovados antes da partida do estudante para o período de mobilidade de estudos, estágios ou para um período combinado de estudos e estágio, bem como a aprovação pelas partes envolvidas das eventuais alterações que decorram durante a mobilidade. Com a Introdução do EWP – ERASMUS Without Paper, todos estes processos decorrerem através da plataforma MO -- Mobility Online.

A emissão do Transcript of Records, por parte da IES de acolhimento, dá lugar à transcrição das avaliações definidas antes da partida do estudante. Este processo é da responsabilidade Coordenador Internacional da respetiva Unidade Orgânica, em articulação com o Serviço de Mobilidade, dos Serviços Universitários Centrais. O mesmo sucede no caso dos estágios curriculares, com a atribuição da equivalência. Uma vez mais todos estes processos são geridos via EWP e MO – garantindo a transparência dos processos, a anulação da utilização de papel e a gestão eficiente dos recursos.

Sempre e quando o estudante, em mobilidade de estudos, realize ECTS ou frequente Unidades Curriculares a que não tem equivalente no seu Programa de Estudos, o reconhecimento é feito em feito em sede de Suplemento ao Diploma. Nestes registos de Suplemento ao Diploma, são indicados: Programa de Mobilidade; País e Cidade onde decorreu a Mobilidade; Período; Instituição de Acolhimento; Atividade (Estudos/Estágio/Unidade Curricular) e Avaliação obtida. Os estágios extracurriculares e profissionais são reconhecidos no Suplemento ao Diploma.

O Reconhecimento da Mobilidades de Staff: Missões de Ensino e Missões de Formação tem lugar da seguinte forma:

  • As atividades de Mobilidade realizadas pelo Corpo Docente, são formalmente contabilizadas no processo de avaliação de desempenho do docente;
  • As atividades de Mobilidade para formação realizadas pelos colaboradores administrativos são elemento de avaliação, na avaliação anual de desempenho.