INcoming: Do Mundo para Portugal

Portugal é um País extraordinário! O Ensino Lusófona integra um conjunto de instituições de norte a sul do país que envolvem as principais cidades como Lisboa, Porto, Gaia, Santarém e Portimão.

Um país cheio de oportunidades para aquisição das competências transversais tão necessárias ao mercado de trabalho! As Universidades e Institutos Superiores Ensino Lusófona abrem-te as portas para um período de mobilidade, de estudos ou estágios! Aqui podes adquirir: domínio de línguas estrangeiras; capacidade de trabalhar em ambientes multiculturais; agilidade social; compreensão do outro; autoconhecimento – competências que só a Internacionalização pode ajudar a adquirir! Estudar em Portugal é a forma perfeita de enriquecimento do curriculum ao mesmo tempo em que se ganham experiências, contactos e novas redes de trabalho! São vários os Programas disponíveis para os Estudantes e Professores e demais staff universitário. Todos eles são oportunidades extraordinárias de ganhar futuro! Sejam Bem-vindos ao Ensino Lusófona!

  • Erasmus +

    O Programa ERASMUS+ é o maior programa de Mobilidade de Ensino do Mundo. Promovido pela União Europeia e gerido em Portugal pela Agência Nacional ERASMUS+, tem como principais objetivos, nas palavras dos seus promotores:

    • Melhor desempenho da aprendizagem;
    • Maior empregabilidade e melhores perspetivas de carreira;
    • Maior sentido de iniciativa e de empreendedorismo;
    • Maior autocapacitação e autoestima;
    • Melhores competências a nível de línguas estrangeiras e competências digitais;
    • Maior sensibilização para a interculturalidade;
    • Participação mais ativa na sociedade;
    • Maior consciência do projeto europeu e dos valores da UE;
    • Maior motivação para participar, no futuro, na educação ou formação (formal/não formal) após o período de mobilidade no estrangeiro.

    Candidaturas a Programa Erasmus +

    Quem pode Participar e Candidatar-se?

    • Podem participar em mobilidade para estudos na Lusófona, todos os estudantes de Universidades Parceiras, selecionados na sua Instituição de Origem.
    • Os estudantes devem tratar do processo de nomeação junto dos serviços da sua universidade.
    • A Universidade de origem trata da nomeação oficial do estudante e remete por as nomeações oficiais dos estudantes.

    Como Pode Candidatar-se?

    A nomeação oficial não significa que o estudante foi aceite. Todos os candidatos ao programa de mobilidade em Instituições do Ensino Lusófona devem de aguardar por um email com a informação sobre os próximos passos. Após a receção desse email deverão completar o processo de candidatura e aguardar a confirmação de aceitação. Não serão aceites nomeações ou candidaturas após as datas-limite.

    Quando pode candidatar-se?

    Ver Calendário

    Documentos necessários

    Para realizar a candidatura deverá reunir a documentação solicitada e seguir os seguintes passos:

    • Realizar a
    • Reunir e fazer o upload da seguinte documentação:
      • Cópia do Documento de Identificação ou Passaporte;
      • Acordo de Estudos (Learning Agreement)- Assinado e carimbado pela Instituição de Origem;
      • Certificado de Avaliação (Transcript of Records);
      • Curriculum Vitae;
      • Portfólio (disponível online) (*)

    *) Obrigatório apenas para aplicação do aluno para os Cursos de Cinema, Design de Comunicação e Arquitetura.

    Após a aceitação da candidatura

    Será emitida e enviada por email, uma carta de aceitação oficial, quer para o estudante, quer para instituição de Origem. Após receber o email com a carta de aceitação o estudante deve todos os documentos abaixo indicados.

    • English Language Certificate (B2) ou Portuguese Language Certificate (B2) apresentando Certificação Internacional - TOEFL, ESOL, IELTS ou OLS Exam;
    • Relatório Médico (preenchido e carimbado pelo médico da família) (*);
    • Cópia do seguro de saúde da Instituição de Origem ou seguro privado (*);
    • Cópia do seu Cartão de Saúde Europeu;

    Não obrigatório para a Universidade Lusófona do Porto. Todos os restantes documentos solicitados são obrigatórios e fazem parte do processo de candidatura e inscrição.

  • Overseas

    O Programa Overseas é um programa de mobilidade entre Instituições de Ensino Superior, fora do Espaço europeu. O Programa assenta na Cooperação Bilateral e é acordado e definido em sede de Protocolo de Cooperação.

    Quem pode Participar e Candidatar-se?

    Podem candidatar-se em mobilidade para estudos na Universidade Lusófona todos os estudantes de Universidades Parceiras, selecionados e nomeados na sua Instituição de Origem. Os estudantes devem tratar do processo de nomeação junto dos serviços da sua universidade. A Universidade de origem trata da nomeação oficial do estudante e remete por as nomeações oficiais dos estudantes.

    Como Pode Candidatar-se?

    A nomeação oficial não significa que o estudante foi aceite. Todos os candidatos ao programa de mobilidade nas Instituições de Ensino Lusófona devem de aguardar por um email com a informação sobre os próximos passos. Após a receção desse email deverão completar o processo de candidatura e aguardar a confirmação de aceitação. Não serão aceites nomeações ou candidaturas após as datas-limite.

    Quando pode candidatar-se?

    Ver Calendário

    Documentos necessários

    Para realizar a candidatura deverá reunir a documentação solicitada e seguir os seguintes passos:

    • Realizar a
    • Reunir e fazer o upload da seguinte documentação:
      • Cópia do Documento de Identificação ou Passaporte;
      • Acordo de Estudos - Assinado e carimbado pela Instituição de Origem
      • Certificado de Avaliação;
      • Curriculum Vitae;
      • Portfólio (disponível online) - Obrigatório apenas para aplicação do aluno para os Cursos de Cinema, Design de Comunicação e Arquitetura;

    Após a aceitação da candidatura

    Após receber o email com a carta de aceitação o estudante deve todos os documentos abaixo indicados.

    Documentos solicitados para a inscrição:

    • English Language Certificate (B2) ou Portuguese Language Certificate (B2) apresentando Certificação Internacional - TOEFL, ESOL, IELTS ou OLS Exam (quando não provenientes de um País de Língua Portuguesa);
    • Relatório Médico (preenchido e carimbado pelo médico da família);
    • Cópia do seguro de saúde da Instituição de Origem ou seguro privado;

    NOTA: Todos os documentos solicitados são obrigatórios e fazem parte do processo de candidatura.

  • ISEP

    O Programa ISEP permite a Estudantes das Universidades Parceiras do Mundo inteiro, realizar um período de Mobilidade na Universidade Lusófona.

    Quem pode Participar e Candidatar-se?

    Podem participar no Programa ISEP todos os estudantes regularmente inscritos num curso conducente a grau – 1º, 2º e 3º Ciclo.

    Como pode candidatar-se?

    O Programa ISEP compreende duas candidaturas:

    • Os interessados deverão começar por realizar a sua candidatura ao Programa em: ISEP
    • Uma vez aceites pelo programa e nomeados pelo Programa ISEP os estudantes receberão um email com a informação sobre os próximos passos, a saber:
      1. Realizar a Candidatura
      2. Reunir e fazer o upload da seguinte documentação:
        • Cópia do Documento de Identificação ou Passaporte
        • Acordo de Estudos - Assinado e carimbado pela Instituição de Origem
        • Certificado de Avaliação
        • Curriculum Vitae;
        • Portfólio (disponível online) - Obrigatório apenas para aplicação do aluno para os Cursos de Cinema, Design de Comunicação e Arquitetura.

    Documentos solicitados para a inscrição

    • English Language Certificate (B2) ou Portuguese Language Certificate (B2) apresentando Certificação Internacional - TOEFL, ESOL, IELTS ou OLS Exam (quando não provenientes de um País de Língua Portuguesa);
    • Relatório Médico (preenchido e carimbado pelo médico da família);
    • Cópia do seguro de saúde da Instituição de Origem ou seguro privado.

    Todos os documentos solicitados são obrigatórios e fazem parte do processo de candidatura.

    A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, garante todos os benefícios determinados pelo Programa de Mobilidade ISEP

  • Damião de Góis

    O Programa Damião de Góis é um programa de mobilidade, entre as Instituições Ensino Lusófona, que permite a mobilidade de/e para todas as Instituições de Ensino Superior Ensino Lusófona.

    Para mais informações contactar:

  • AULP

    O primeiro programa de mobilidade académica exclusivamente dedicado a alunos de instituições dos países de língua oficial portuguesa e Macau. Uma oportunidade única de conhecer a história e a cultura dos países de Língua Portuguesa. Uma possibilidade privilegiada de partilha de experiências em territórios que fazem parte da nossa história e cultura comuns.

    Quem pode candidatar-se?

    Podem participar no Programa de Mobilidade da AULP todos os estudantes regularmente inscritos num curso conducente a grau – 1º, 2º e 3º Ciclo. Podem estudar na Universidade Lusófona, todos os estudantes selecionados pela AULP.

    Como pode candidatar-se?

    O Programa de Mobilidade da AULP compreende duas candidaturas:

    • Os interessados deverão começar por realizar a sua candidatura ao Programa em AULP
    • Uma vez aceites pelo programa e nomeados os estudantes receberão um email com a informação sobre os próximos passos, a saber:
      1. Realizar a Candidatura
      2. Reunir e fazer o upload da seguinte documentação:
        • Cópia do Documento de Identificação ou Passaporte;
        • Acordo de Estudos - Assinado e carimbado pela Instituição de Origem;
        • Certificado de Avaliação;
        • Curriculum Vitae;
        • Portfólio (disponível online) - Obrigatório apenas para aplicação do aluno para os Cursos de Cinema, Design de Comunicação e Arquitetura.

    Documentos solicitados para a inscrição

    • English Language Certificate (B2) ou Portuguese Language Certificate (B2) apresentando Certificação Internacional - TOEFL, ESOL, IELTS ou OLS Exam (quando não provenientes de um País de Língua Portuguesa);
    • Relatório Médico (preenchido e carimbado pelo médico da família);
    • Cópia do seguro de saúde da Instituição de Origem ou seguro privado;

    NOTA: Todos os documentos solicitados são obrigatórios e fazem parte do processo de candidatura.

    A Universidade Lusófona garante todos os benefícios determinados pelo Programa de Mobilidade da AULP.

    Quando pode candidatar-se?

    As candidaturas ao Programa de mobilidade da AULP têm períodos específicos. Nas candidaturas internas devem ser respeitados os prazos definidos anualmente. A candidatura externa é anunciada anualmente, normalmente entre Maio e Junho de cada ano, e divulgada pelos meios regulares. As candidaturas para o Programa de Mobilidade da AULP estão disponíveis para os estudantes:

    • 1º Ciclo de Estudos – após o fim do 1º ano;
    • 2 º e 3º Ciclo de Estudos – em qualquer momento.

    Os períodos de seleção dos participantes no Programa de Mobilidade da AULP no mês de Junho/Julho, para início dos estudos entre Agosto e Setembro.

    Onde pode candidatar-se?

    Em qualquer um dos países de língua oficial portuguesa e Macau.
    As Instituições parceiras do Programa podem ser visitadas em AULP

  • Free Mover

    Ser Estudante Free Mover numa das Universidades / Institutos do Ensino Lusófona

    Poderão ser estudantes numa da Universidades / Institutos do Ensino Lusófona, os estudantes provenientes de uma Universidade com quem não existe parceria ou, estudantes de Universidades Parceiras que já tenham esgotado todas as mobilidades dentro dos programas oficiais de mobilidade.

    Enquanto Free Mover os estudantes têm o mesmo apoio e suporte que os demais estudantes em Mobilidade e a sua aceitação está dependente da avaliação do Coordenador Internacional / Diretor de Curso da respetiva Unidade Orgânica / Departamento / Instituto. Todos os interessados deverão realizar aqui a sua .

    Os estudantes Free Mover estão sujeitos aos pagamento de emolumentos e propinas, de acordo com as Ordens de Serviço em .

  • Calendários de candidaturas 2022/2023

    Mobilidade Erasmus + Isep Overseas

    Datas de Nomeação

    • Outono/Primeiro Semestre (Setembro a Fevereiro): até 29 de maio
    • Primavera/Segundo Semestre (Fevereiro a Julho): até 30 de Setembro

    NOTA: Não serão aceites nomeações ou candidaturas após as datas-limite.

    Datas para inscrição on-line

    • Outono / primeiro semestre (setembro a fevereiro): até 30 de junho
    • Semestre de primavera/segundo semestre (fevereiro a julho): até 31 de outubro
PRR