ISMAT Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes

  • Estudantes Brasileiros

    Se é estudante brasileiro e quer ser nosso aluno de graduação/licenciatura pode apresentar a sua candidatura através do Concurso para Estudantes Internacionais.
    Se quer fazer um curso de mestrado ou doutorado informe-se aqui.

    Fazer Candidatura

    O Concurso para Estudantes Internacionais aplica-se a alunos não residentes da União Europeia que ainda não tenham curso superior e que pretendam frequentar um Curso de Graduação ou Mestrado Integrado.

    Podem candidatar -se à matrícula e inscrição nos ciclos de estudos do ISMAT os estudantes internacionais:

    1. Titulares de uma qualificação que dê acesso ao ensino superior, entendida como qualquer diploma ou certificado emitido por uma autoridade competente que ateste a aprovação num programa de ensino e lhes confira o direito de se candidatar e poder ingressar no ensino superior no país em que foi conferido;
    2. Titulares de um diploma de ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente.

    Existem duas formas de Ingressar através do Regime de Estudante Internacional:

    1. Utilizando o ENEM ou
    2. Através de uma Prova de Ingresso Interna, realizada no nosso instituto, destinada aos estudantes que não sejam portugueses e que não tenham realizado uma Prova de Ingresso ao Ensino Superior português.

    Não são abrangidos pela definição de estudante internacional os estudantes:

    1. Os nacionais de um Estado membro da União Europeia;
    2. Os familiares de portugueses ou de nacionais de um Estado membro da União Europeia, independentemente da sua nacionalidade;
    3. Os que não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia e não estando abrangidos pela alínea anterior, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam legalmente;
    4. Os que sejam beneficiários, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, de estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuídos ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de que são nacionais;
    5. Os que requeiram o ingresso no ensino superior através dos regimes especiais de acesso e ingresso regulados pelo Decreto -Lei n.º 393 -A/99, de 2 de outubro, alterado pelo Decreto -Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro.

    Entende-se por familiares de portugueses ou de nacionais de um estado membro da União Europeia, independentemente da sua nacionalidade:

    1. O cônjuge de um cidadão da União;
    2. O parceiro com quem um cidadão da União vive em união de facto, constituída nos termos da lei, ou com quem o cidadão da União mantém uma relação permanente devidamente certificada, pela entidade competente do Estado membro onde reside;
    3. O descendente direto com menos de 21 anos de idade ou que esteja a cargo de um cidadão da União, assim como o do cônjuge ou do parceiro na aceção da subalínea anterior;
    4. O ascendente direto que esteja a cargo de um cidadão da União, assim como o do cônjuge ou do parceiro na aceção da subalínea ii).

    Regulamento de acesso e ingresso para estudantes internacionais

  • Processo Seletivo para Graduação

    Existem duas formas de Ingressar através do Regime de Estudante Internacional para estudantes vindos do Brasil:

    Com ENEM

    CANDIDATAR-ME COM ENEM

    Para a candidatura ao ISMAT será válido todo o ENEM (dos últimos 5 anos: 2018, 2019, 2020, 2021, 2022) no qual os candidatos tenham obtido uma classificação igual ou superior a 95 pontos, numa escala de 0-200.

    Consulte a tabela de equivalências da prova ENEM e os passos para efetuar a conversão da sua classificação:
    Tabela de Equivalências das provas ENEM

    Passo a passo para que o candidato possa efetuar a conversão da sua classificação:

    • O acesso aos cursos de 1º ciclo (graduação) é realizado com a classificação do ENEM. A escala de classificação portuguesa funciona de 0-200 e a do ENEM de 0-1000.
    • Para efeitos de seriação, a conversão das classificações faz-se dividindo a nota obtida no ENEM por 5 (cinco).
    • Cálculo da nota de candidatura para alunos com ENEM válido (conversão para escala de notas portuguesa):
      Nota Final=Somatório das várias componente do ENEM * Ponderação * 200/1000

    Exemplo:
    Candidatura ao mestrado Integrado em Arquitetura.

    Elementos da Prova ENEM Classificação Ponderação Nota Ponderada
    LING 630 40% 252
    MAT 500 40% 200
    RED 960 20% 192
    Somatório das classificações ponderadas 644
    Nota Final 128.8

    Nota Final =(LING*40% + MAT*40% + RED*20%) * 200 / 1000
    =(630*40% + 500*40% + 960*20%) * 200 / 1000
    =128.8

    Nota: mínima final de candidatura: 95 pontos

    Sem ENEM
    • O ISMAT assinou acordo com INEP, que possibilita acesso ao ENEM realizado pelos candidatos.
      Os alunos com Exame Nacional do Ensino Médio ENEM (Brasil) válidos ou que tenham realizado as provas nacionais de ingresso para titulares do ensino secundário português ficam dispensados da realização das provas internas.
    • Se não tiver feito o ENEM é necessário realizar uma prova de ingresso interna e nesse caso deve guiar-se pelo Calendário de Candidaturas e Realização de Provas, aplicável ao ano letivo 2023/2024 e deverão verificar no curso ao qual se pretendem candidatar quais as provas de ingresso necessárias.
  • Documentos e Valores a Pagar

    Documentos para Candidaturas com ENEM
    • Documento comprovativo da conclusão do Ensino Médio (diploma, certificado ou histórico escolar) - deve ser autenticado pelo Consulado Português no país emitente ou, se for caso disso, apostilados, nos termos da Convenção de Haia e traduzidos para a língua portuguesa por tradutor ajuramentado quando estiverem elaborados em língua diferente da portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa (enquanto espera pela apostila entregue uma cópia simples);
    • ENEM apostilado;
    • Ficha ENES 2023 (apenas no caso de terem realizado as provas de ingresso / exames nacionais portugueses);
    • Fotocópia do passaporte ou de outro documento legalmente equivalente;
    Documentos para Candidaturas sem ENEM
    • Certificado ou Diploma, emitido por autoridade competente, a comprovar a condição de acesso ao ensino superior no país de origem;
    • Certificado ou Diploma comprovativo da conclusão do ensino secundário português ou equivalente;
    • Certificado emitido por autoridade competente que ateste a frequência ou a conclusão de grau no país de origem;
    • Fotocópia do passaporte ou de outro documento legalmente equivalente em Portugal;
    • Documento que ateste conhecimento da língua de ensino do curso a que se candidata (aplicável aos candidatos cujo certificado de habilitações de origem seja emitido numa língua diferente do Português);
    • Ficha ENES 2023 (apenas no caso de terem realizados as provas de ingresso / exames nacionais portugueses);

    Declaração de compromisso de honra de entrega posterior de Autorização de Residência (que deverá solicitar quando chegar a Portugal). A declaração de compromisso de honra deve ser submetida junto com o processo do estudante no portal das candidaturas.

    Pré-requisitos: Apenas para os candidatos à Licenciatura em Gestão Desportiva.
    Declaração Médica comprovativa de que satisfaz o pré-requisito do Grupo E Aptidão Funcional e Física,nos termos da Deliberação da CNAES n.º 338/2023, de 24 de março (obrigatória no ato de matrícula)

    • Todos os certificados e diplomas emitidos por Estados estrangeiros têm de evidenciar as circunstâncias da sua emissão de forma fidedigna e devem ser chancelados pelo Consulado Português no país emitente ou, se for caso disso, apostilados, nos termos da Convenção de Haia e traduzidos para língua portuguesa por tradutor ajuramentado quando estiverem elaborados em língua diferente da portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.
    • Todos documentos supra referidos podem ser digitalizados e submetidos no ato da candidatura. Devendo o aluno entregar os originais, para conferência, junto dos Serviços Académicos até ao início das aulas.
    • Caso os documentos mencionados no ponto anterior não sejam entregues nos Serviços para conferência, o Estudante não poderá frequentar as aulas e os Serviços da Universidade terão de informar o SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que o Estudante se encontra em incumprimento.

    Valores a pagar

    Informação sobre Mensalidades

    • Os Estudantes Estrangeiros /internacionais beneficiam da mesma tabela de propinas (mensalidades) que todos os outros estudantes.
    • As mensalidades são pagas até ao dia 8 de cada mês.
    • Os estudantes internacionais / estrangeiros, de acordo com a ordem de serviço nº 8/2019 têm de liquidar as 2 primeiras mensalidades no ato da matrícula /inscrição.
    • Consulte os diferentes valores por curso.

    No ato da Matrícula/Inscrição

    Inscrição + matrícula + seguro escolar + 2 mensalidades

    Propina (mensalidade)

    Consulte a página com informação dos valores de propina (mensalidades) / curso.

    Informação para pagamentos

    • Via digital: Cartão de Crédito e Paypal
    • Presencial: Multibanco

    Os candidatos que realizem o pagamento por VISA ou Paypal devem enviar o comprovativo de pagamento para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    Qualquer dúvida relativa a pagamentos deve ser exposta à Tesouraria através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Calendário de Candidaturas e Provas