O Ensino Lusófona no Mundo

Um projeto de ensino e investigação para todos os países falantes da língua portuguesa.

No cumprimento da missão Ensino Lusófona o projeto tem vindo a crescer e a consolidar-se marcando presença e 5 países repartidos por 3 áreas geográficas.

  • Europa

    Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)

    A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, enquanto Universidade, foi fundada em 1998 e tem como missão central contribuir através das suas atividades de ensino e investigação para o desenvolvimento científico, cultural, económico e social de Portugal e de todos os países onde se fala a língua portuguesa. Em ordem à prossecução destes objetivos a Universidade desenvolve atividades de formação, investigação e prestação de serviços nas mais diversas áreas do conhecimento relevantes para a sociedade, e procura constantemente e de forma ativa constituir-se como um parceiro válido e imprescindível para todos aqueles que, como ela, acreditam que a formação superior e o conhecimento são os principais elementos impulsionadores do desenvolvimento e progresso da nossa sociedade.

    www.ulusofona.pt

    Universidade Lusófona do Porto (ULP)

    A Universidade Lusófona do Porto iniciou a sua atividade no ano de 2005 e assume como finalidade primeira da sua ação educativa a qualificação e promoção académico-profissional dos seus formandos, atendendo sempre a requisitos de qualidade, adequação ao mundo do trabalho e atualidade face aos constantes avanços proporcionados pela ciência e tecnologia, tendo em vista à construção de uma sociedade mais justa, solidária e equitativa.

    www.ulp.pt

    Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT)

    O Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes iniciou a sua atividade em 2004 e integra-se no sistema nacional de ensino universitário não integrado. Os seus principais objetivos são ministrar ensino superior nas diferentes áreas do conhecimento, realizar investigação científica e tecnológica e prestar serviços à comunidade, numa perspetiva de valorização recíproca, com especial relevo para os povos de língua portuguesa e da sub-região em que se insere.

    www.ismat.pt

    Instituto Politécnico da Lusofonia (IPLUSO)

    O IPLUSO iniciou atividade em 2019 e a sua criação assinala um momento crucial no desenvolvimento do projeto educativo Ensino Lusófona, mas também na consolidação e desenvolvimento do ensino superior politécnico em Portugal. O IPLUSO é um projeto ambicioso, que aponta para a criação de um grande instituto Politécnico de referência que, embora sito em Lisboa, possa atuar em Portugal e em todos os Países de Língua Portuguesa.

    www.ipluso.pt

    Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia (ISLA-IPGT)

    O ISLA-IPGT é um instituto de ensino superior fundado em 1989. Desenvolve o seu trabalho numa perspetiva local e regional, sem esquecer as oportunidades nacionais e internacionais. O seu objetivo é ser uma Instituição de referência no ensino superior politécnico em Portugal. A sua missão passa por desenvolver um ensino baseado na aquisição de competências, a investigação científica e tecnológica, e a prestação de serviços à comunidade, contribuindo para a valorização profissional, social e cultural das partes interessadas.

    www.islagaia.pt

    Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém (ISLA Santarém)

    O ISLA-Santarém, iniciou a sua atividades em 1984,  é um estabelecimento de ensino politécnico vocacionado para o ensino, a investigação orientada e a prestação de serviços nos domínios da gestão e administração, que através da articulação do estudo, da docência, da investigação e da animação social se integra na vida da sociedade, prosseguindo a sua atividade, atenta especialmente ao desenvolvimento cultural, científico e técnico da região de Santarém.

    www.islasantarem.pt

    Instituto Superior D. Dinis (ISDOM)

    O ISDOM - Instituto Superior D. Dinis da Marinha Grande é um estabelecimento de ensino superior politécnico, não integrado, que iniciou a sua atividade em 2005. É um estabelecimento de Ensino que tem como objetivo ministrar o Ensino Politécnico no domínio das tecnologias, artes, contabilidade, administração e gestão. O Projeto Científico do ISDOM assenta em vetores dirigidos à formação científica, tanto na área das tecnologias da produção especialmente ligados à região da Marinha Grande e Leiria.

    www.isdom.pt

  • América Latina

    Faculdade Lusófona Rio De Janeiro

    A Faculdade Lusófona, fundada em 2000, representa a evolução do Colégio Paraíso, que, assumindo sua vocação empreendedora, com responsabilidade social e empresarial, assumiu os riscos de proporcionar à comunidade de São Gonçalo a oportunidade de construir as competências e habilidades que o dinamismo do mundo do trabalho exige. A criação da Faculdade Lusófona foi inspirada pela sociedade atual que vive o paradigma da velocidade, da mudança representada pela estonteante e contínua criação de novos conhecimentos.

    faculdadelusofona.com.br

    Faculdade Lusófona São Paulo

    A Faculdade Lusófona foi fundada em 2000 e tem como missão gerar e difundir o conhecimento e também promover uma educação integral, com vistas a formar profissionais capacitados, felizes e criativos, que zelem pelo bem-estar social e atendam ao imperativo da preservação ambiental. Com isto, espera-se que o profissional formado na Faculdade Lusófona obtenha a devida competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos nos diversos campos do saber, através do ensino, do incentivo à pesquisa e de programas de extensão, indissociavelmente articulados e que, deste modo, passem de meros espectadores da realidade para agentes transformadores da sociedade.

    faculdadelusofona.com.br

    Faculdade Lusófona Bahia

    A Faculdade Lusófona foi fundada em 2000 e tem compromisso com a qualidade de vida, o protagonismo social, a solidariedade, o bom atendimento, a competência, o respeito a si mesmo, ao outro e a toda a forma de vida. Sua prioridade é o desenvolvimento do projeto pedagógico atualizado, com professores competentes, qualificados e que fazem aprender com uma infraestrutura tecnologicamente avançada.

    faculdadelusofona.com.br

  • África

    Isupekuikui 2 - Instituto Superior Politécnico De Humanidades E Tecnologias

    O ISUPEKUIKUI 2 foi fundado em 2011 e pretende contribuir através das suas atividades de ensino, extensão universitária e investigação para o desenvolvimento científico, cultural, económico e social e para a formação de Altos Quadros de Angola, em particular na Província do Huambo.

    isupekuikui2.co.ao/ao2

    Universidade Lusófona de Cabo Verde - Baltasar Lopes Da Silva

    Unidades Orgânicas do Mindelo e Praia
    Em 2007 é fundada a Universidade Lusófona de Cabo Verde, na Cidade do Mindelo e em 2015 é criada Unidade Orgânica da Praia. A Universidade Lusófona de Cabo Verde é uma instituição dedicada à criação, transmissão, crítica e difusão da cultura, ciência e tem por objetivo o ensino, a investigação e a prestação de serviços nos vários domínios da ciência, da cultura e das tecnologias, numa perspetiva interdisciplinar e especialmente, em ordem ao desenvolvimento dos países e povos da língua portuguesa.

    www.unilusofonacv.com

    Universidade Lusófona Da Guiné

    A Universidade Lusófona Guiné foi criada em 2008 e tem por missão promover o ensino superior em todas as áreas do saber. A Universidade Lusófona Guiné tem compromisso com a qualidade de vida, o protagonismo social, a solidariedade, o bom atendimento, a competência, o respeito a si mesmo, ao outro e a toda a forma de vida. A sua prioridade é o desenvolvimento de um projeto pedagógico atualizado, com professores competentes, qualificados e que fazem aprender com uma infraestrutura tecnologicamente avançada em ordem ao desenvolvimento dos países e povos de língua portuguesa.

    universidadelusofonaguine.com

  • Início
  • O Ensino Lusófona No Mundo