Universidade Lusófona inova em automação e robótica em Veterinária

A (FMV) Medicina Veterinária é pioneira em diagnóstico avançado de imagem 3D

O Hospital Escolar de Equinos de Sto. Estevão da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona implementou um sistema pioneiro em diagnóstico avançado de imagem 3D, o primeiro em entidades de ensino superior em Medicina Veterinária na Europa.

Este sistema que inclui Raio-X Digital Direto, Fluoroscopia, Tomosíntese e Tomografia Computadorizada (TC) em equinos permite conseguir imagens 3D num cavalo em estação não sendo necessário, para a maioria dos exames, colocar o animal sob anestesia geral.

Do um ponto de vista de diagnóstico clínico por imagem, podemos visualizar imagens nunca antes vistas que nos permitem encontrar novas anomalias especificas e caracterizá-las.

A capacidade de resolução e precisão da imagem 3D e 2D é muito maior, o que permite identificar lesões em estádios mais precoces e prevenir situações que possam ser fatais para o cavalo.

Também uma das maiores oportunidades resultantes da imagem 3D será uma enorme revolução em termos pedagógicos no ensino e um enormíssimo potencial em estudos e em investigação.

A Universidade Lusófona está a inovar em automação e robótica em Medicina Veterinária, sendo pioneira neste tipo de equipamentos em Portugal, na Europa e mesmo no Mundo e estamos cientes do enormíssimo potencial para desenvolvimento de projetos futuros.

  • Início
  • Notícias
  • Universidade Lusófona inova em automação e robótica em Veterinária