Responsabilidade Social
O Programa de Responsabilidade Social Ensino Lusófona tem como objetivo principal dar expressão à Visão, aos Valores e ao Compromisso Estratégico que cada instituição, integrante do projeto Ensino Lusófona, definiu para um desenvolvimento sustentável.
Sendo o Ensino a nossa principal área de intervenção, o apoio ao desenvolvimento social, educativo, cultural e ambiental das comunidades onde se inserem, as instituições Ensino Lusófona reforçam o relacionamento com todos os stakeholders numa interligação ativa entre cidadãos e empresas.
O Programa de Responsabilidade Social encontra-se estruturado de acordo com as orientações estratégicas de cada Instituição de Ensino e está dividido em:
Benefícios educacionais para Estudantes
O Regulamento de Ação Social tem como objetivo definir as regras de concessão de benefícios educacionais aos estudantes inscritos nas várias instituições Ensino Lusófona. Entende-se por benefícios educacionais uma redução do valor anual das propinas, proporcionada aos alunos, familiares de alunos e de trabalhadores do Ensino Lusófona, ex-alunos inscritos em cursos de Doutoramento, alunos provenientes de estabelecimentos de ensino não superior pertencentes ao Ensino Lusófona, entre outros.
Estes benefícios estão, até à data, orientados para as instituições de ensino em Portugal estando aos poucos a serem implementados nas IES fora de Portugal.
Bolsas de Estudo
As Instituições de Ensino Lusófona possuem vários programas de bolsas de excelência e mérito que premeiam os melhores alunos que ingressam nas nossas IES, os nossos estudantes que querem progredir nos seus estudos, os nossos melhores estudantes que frequentam os nossos cursos de licenciatura e mestrado e todos os estudantes que ingressam os cursos de doutoramento.
Bolsas para Estudantes dos Países CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Os benefícios educacionais concedidos aos estudantes provenientes dos países da Comunidade de Língua Portuguesa integram o programa de apoio Institucional dedicado a formação e capacitação de recursos humanos, altamente qualificados, para os Estados-Membros a fim de contribuir para o desenvolvimento dos países e povos lusófonos, nos diversos domínios.
Neste sentido, o "Ensino Lusófona" procura cumprir a sua missão e atribui anualmente bolsas de apoio aos estudantes dos países da CPLP, sob a forma de redução do valor anual da propina, garantindo, assim, o apoio necessário a estes jovens para a frequência e conclusão do ensino superior.
Os programas de bolsas e benefícios educacionais disponíveis podem ser consultados no site de cada instituição.
Plano de Género e Diversidade para os Estabelecimentos de Ensino Lusófona em Portugal
Considerando os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, com o especial realce para o objetivo 5 – Igualdade de Género e para as metas nesse âmbito formuladas foi estabelecido um Plano de Género e Diversidade para os Estabelecimentos de Ensino Lusófona em Portugal 2021-2027
