O Programa Overseas é um programa de mobilidade entre Instituições de Ensino Superior, fora do Espaço europeu. O Programa assenta na Cooperação Bilateral e é acordado e definido em sede de Protocolo de Cooperação.

Quem pode Participar e Candidatar-se?

Podem candidatar-se em mobilidade para estudos na Universidade Lusófona todos os estudantes de Universidades Parceiras, selecionados e nomeados na sua Instituição de Origem. Os estudantes devem tratar do processo de nomeação junto dos serviços da sua universidade. A Universidade de origem trata da nomeação oficial do estudante e remete por as nomeações oficiais dos estudantes.

Como Pode Candidatar-se?

A nomeação oficial não significa que o estudante foi aceite. Todos os candidatos ao programa de mobilidade nas Instituições de Ensino Lusófona devem de aguardar por um email com a informação sobre os próximos passos. Após a receção desse email deverão completar o processo de candidatura e aguardar a confirmação de aceitação. Não serão aceites nomeações ou candidaturas após as datas-limite.

Quando pode candidatar-se?

Ver Calendário

Documentos necessários

Para realizar a candidatura deverá reunir a documentação solicitada e seguir os seguintes passos:

  • Realizar a
  • Reunir e fazer o upload da seguinte documentação:
    • Cópia do Documento de Identificação ou Passaporte;
    • Acordo de Estudos - Assinado e carimbado pela Instituição de Origem
    • Certificado de Avaliação;
    • Curriculum Vitae;
    • Portfólio (disponível online) - Obrigatório apenas para aplicação do aluno para os Cursos de Cinema, Design de Comunicação e Arquitetura;

Após a aceitação da candidatura

Após receber o email com a carta de aceitação o estudante deve todos os documentos abaixo indicados.

Documentos solicitados para a inscrição:

  • English Language Certificate (B2) ou Portuguese Language Certificate (B2) apresentando Certificação Internacional - TOEFL, ESOL, IELTS ou OLS Exam (quando não provenientes de um País de Língua Portuguesa);
  • Relatório Médico (preenchido e carimbado pelo médico da família);
  • Cópia do seguro de saúde da Instituição de Origem ou seguro privado;

NOTA: Todos os documentos solicitados são obrigatórios e fazem parte do processo de candidatura.