O Programa ERASMUS+ é o maior programa de Mobilidade de Ensino do Mundo. Promovido pela União Europeia e gerido em Portugal pela Agência Nacional ERASMUS+, tem como principais objetivos, nas palavras dos seus promotores:

  • Melhor desempenho da aprendizagem;
  • Maior empregabilidade e melhores perspetivas de carreira;
  • Maior sentido de iniciativa e de empreendedorismo;
  • Maior autocapacitação e autoestima;
  • Melhores competências a nível de línguas estrangeiras e competências digitais;
  • Maior sensibilização para a interculturalidade;
  • Participação mais ativa na sociedade;
  • Maior consciência do projeto europeu e dos valores da UE;
  • Maior motivação para participar, no futuro, na educação ou formação (formal/não formal) após o período de mobilidade no estrangeiro.

Candidaturas a Programa Erasmus +

Quem pode Participar e Candidatar-se?

  • Podem participar em mobilidade para estudos na Lusófona, todos os estudantes de Instituições do Ensino Lusófona, selecionados na sua Instituição de Origem.
  • Os estudantes devem tratar do processo de nomeação junto dos serviços da sua universidade.
  • A Universidade de origem trata da nomeação oficial do estudante e remete por as nomeações oficiais dos estudantes.

Como Pode Candidatar-se?

A nomeação oficial não significa que o estudante foi aceite. Todos os candidatos ao programa de mobilidade em Instituições do Ensino Lusófona devem de aguardar por um email com a informação sobre os próximos passos. Após a receção desse email deverão completar o processo de candidatura e aguardar a confirmação de aceitação. Não serão aceites nomeações ou candidaturas após as datas-limite.

Quando pode candidatar-se?

Ver Calendário

Documentos necessários

Para realizar a candidatura deverá reunir a documentação solicitada e seguir os seguintes passos:

  • Realizar a
  • Reunir e fazer o upload da seguinte documentação:
    • Cópia do Documento de Identificação ou Passaporte;
    • Acordo de Estudos (Learning Agreement)- Assinado e carimbado pela Instituição de Origem;
    • Certificado de Avaliação (Transcript of Records);
    • Curriculum Vitae;
    • Portfólio (disponível online) (*)

*) Obrigatório apenas para a candidatura do aluno para os Cursos de Cinema, Design de Comunicação e Arquitetura.

Após a aceitação da candidatura

Será emitida e enviada por email, uma carta de aceitação oficial, quer para o estudante, quer para instituição de Origem. Após receber o email com a carta de aceitação o estudante deve todos os documentos abaixo indicados.

  • English Language Certificate (B1);
  • Relatório Médico (preenchido e carimbado pelo médico da família) (*);
  • Cópia do seguro de saúde da Instituição de Origem ou seguro privado (*);
  • Cópia do seu Cartão de Saúde Europeu;

Não obrigatório para a Universidade Lusófona do Porto. Todos os restantes documentos solicitados são obrigatórios e fazem parte do processo de candidatura e inscrição.